quinta-feira, 24 de julho de 2014

Ensaio Fotográfico : Músicas de Caymmi Através de Fotografias

 Suíte do Pescador


Minha jangada vai sair pro mar
Vou trabalhar, meu bem querer
Se Deus quiser quando eu voltar do mar
Um peixe bom eu vou trazer

Meus companheiros também vão voltar
E a Deus do céu vamos agradecer
Adeus, adeus
Pescador não se esqueça de mim
Vou rezar pra ter bom tempo, meu bem
Pra não ter tempo ruim
Vou fazer sua caminha macia
Perfumada com alecrim.




Coqueiro de Itapoã



Coqueiro de Itapoã, coqueiro
Areia de Itapoã, areia
Morena de Itapoã, morena
Saudade de Itapoã me deixa
Oh vento que faz cantiga nas folhas
No alto dos coqueirais
Oh vento que ondula as águas
Eu nunca tive saudade igual

Me traga boas notícias daquela terra toda manhã
E joga uma flor no colo de uma morena de Itapoã
Coqueiro de Itapoã, coqueiro
Areia de Itapoã, areia
Morena de Itapoã, morena
Saudade de Itapoã me deixa.









Pescaria



Ô canoeiro
bota rede,
bota rede no mar
ô canoeiro
bota rede no mar.

Cerca o peixe,
bate o remo,
puxa corda,
colhe a rede,
ô canoeiro
puxa rede do mar.

Vai ter presente pra Chiquinha
ter presente pra Iaiá
ô canoeiro puxa do mar.

Cerca o peixe,
bate o remo,
puxa corda,
colhe a rede,
ô canoeiro
puxa rede do mar.

Louvado seja Deus
Ó meu pai.

Vai ter presente pra Chiquinha
ter presente pra Iaiá
ô canoeiro puxa rede do mar.

Sereia

Na praia deserta
De longe, a sereia eu ouço cantar
Sereia… sereia…
É a linda sereia
Que foge das ondas
Pra ver o luar
Sereia… sereia…

Quando tem lua cheia
Ela vem pela areia
Vem fugindo do mar… ai, ai
Vem fugindo do mar

Ela vem pela praia
Mas se a gente chegar
Ela foge pro mar… ai, ai
Ela foge pro mar

Na malha miúda
Do meu jereré
Inda hei de pegar
Sereia… sereia…

A linda sereia
Que foge das ondas
Pra ver o luar
Sereia… sereia…





Ana & Idza, fotografa ao lado da Escultura de Vinicius de Moraes,que fica em Itapuã.
Vinicius foi um grande amigo de Dorival Caymmi.





Um comentário:

  1. Falem um pouco da vivência de vocês durante a pesquisa. O que vocês sentiram durante a leitura dos textos de Caymmi, que imagem ele cria da Bahia? Vocês se identificam com ela?

    ResponderExcluir