EDUCAÇÃO INCLUSIVA

 
 


Atualmente, temos visto um sistema educacional exclusivo em que, em vez de incluir o aluno num ambiente participativo, busca somente adaptá-lo para que possa pertencer ao grupo que foi inserido. Inclusão é reconhecer as diferenças para respeitá-las. Para incluir é necessário que haja uma transformação do sistema escolar em um sistema inclusivo para que possa atender as necessidades do educando, com ou sem necessidades especiais. É comum, vermos professores ou escolas que recusam estudantes que possuem algum tipo de necessidade ou que ao receber o separa, involuntariamente, dos outros em atividades achando que adaptá-lo seria escolher o que ele pode ou não fazer.

Por isso, que decidimos criar essa estação para que você, querido e futuro educador, possa ter essa consciência e acreditar que é possível incluir sem excluir. Aqui, apresentaremos, com base em gêneros textuais, algumas sugestões para trabalhar em sala de aula, usando como recurso o trabalho do nosso saudoso Caymmi.

 
Corra, pois o vagão vai partir!
A Equipe
 
 
 

Existem diversas formas de incluir um aluno em atividades em sala de aula. Entre elas estão atividades de pintura, colagem, brincadeiras, dança e as tradicionais em que o aluno aprende a ler, escrever e contar, ouvindo seus educadores e observando no quadro ou em cartazes o que é escrito por eles.
É comum encontrarmos dificuldades para trabalharmos com alunos que possuem alguma deficiência, seja ela auditiva, visual, motora, etc. Mas, essas dificuldades não podem ser um obstáculo impossível de ser ultrapassado. Como futuros educadores precisamos nos adequar a essa realidade e buscarmos métodos criativos e significativos para que a aprendizagem seja alcançada de forma satisfatória.
Muitas vezes seremos mãos, braços, pés, olhos, boca, ouvidos de nossos queridos pequeninos e não podemos negar a eles esses recursos tão especiais que temos para oferecer.
 Nesta estação, queremos compartilhar com vocês algumas atividades pesquisadas na internet e contar com a sua colaboração para que, juntos, possamos formar cidadãos especiais, participantes ativos na construção de sua história.
Atenção, alonguem seus membros, abram os olhos, umedeçam os lábios, limpem os ouvidos e vamos nos direcionar ao vagão da inclusão. Muitos estão a nossa espera! 
  

A dança é uma forma maravilhosa para incluir as crianças de qualquer idade em atividades coletivas.  Com base no projeto sugerido por nós, no vagão Projeto, e com a chegada das festas juninas, escolhemos a música Roda Pião de Caymmi para trabalhar com os alunos a coordenação motora, e, também, por que não estudar com eles a letra da música, confeccionar brinquedos com materiais recicláveis (pião) e estreitar os laços de amizade e respeito entre eles.

 
Podemos trabalhar em sala de aula, usando como referência os peixinhos, tão mencionados nas canções de Caymmi. A pintura com as mãos ou dedos é a mais indicada se os nossos pequenos forem da educação infantil.
 
O mar de Caymmi repleto de peixinhos e ondas que conduz o barco do corajoso pescador. As crianças podem usar os dedinhos para pintar essa atividade.
 
 
 
 ATIVIDADE SENSORIAL, PERCEPÇÃO.
 
QUE LINDO!             

 

COORDENAÇÃO MOTORA, RACIOCÍNIO


 DIVERSÃO PRA VALER!
 

Produzido por Luise
 

Um comentário:

  1. Rapaz, nunca tinha pensado nisso. Interessante. Por que nas escolas não se fala nisso?
    Dou maior ponto!

    ResponderExcluir