PROJETOS

 
                                                  Imagem: Colégio Nelson Gaspar

Nesta estação, apresentamos alguns projetos para incrementar suas aulas. Esteja à vontade para dividir conosco suas ideias e apresentar suas críticas. Não esqueça que a nossa regra é criticar com amor e receber com carinho.
 A Equipe



GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA
Já sabemos que existem diversos tipos de gêneros textuais. Aqui, fizemos a escolha de um ilustre baiano para apresentar como alguns desses gêneros podem estar presentes em nosso dia a dia de forma tão interessante e sutil. Mas, como nós, futuras educadoras, poderemos trabalhar os gêneros textuais em sala de aula? Muito simples. Tomando como base o autor apresentado, poderemos inserir diversos gêneros textuais tanto em sala de aula (em cada disciplina), quanto em um projeto estendido para todos os atores da escola.
Uma das formas, escolhida por nós, é o sarau que é uma festa cultural, onde pessoas contam histórias, recitam, compartilham suas produções e apreciam trabalhos de outros autores. Na escola, o sarau (para nosso trabalho será chamado de Sarau Caymmi) ele permitirá que o aluno, professor e a família se aproximem, além de valorizar os talentos culturais no ambiente escolar. É um momento para somar conhecimentos, descobertas e vivências coletivas. Estimulará o trabalho em equipe, auto-organização, criatividade e a improvisação. O sarau, além de ser um gênero textual, explora diversos gêneros conhecidos e não despreza os tipos textuais tradicionais. Com esse evento proposto aos alunos, o educador poderá explorar os textos narrativos, expositivos, argumentativos, instrucionais e relatos.

Segundo Bazerman (op. Cit.):

[...] cada texto se encontra encaixado em atividades sociais estruturadas e depende de textos anteriores que influenciam a atividade e a organização social, [...] cada texto estabelece condições que, de alguma forma, são levadas em consideração em atividades subsequentes [...] criam realidades, ou fatos [...] Cada texto bem-sucedido cria para seus leitores fatos sociais. Os fatos sociais consistem em ações sociais significativas pela linguagem, ou atos de fala. Esses atos são realizados através de formas textuais padronizadas, típicas e, portanto, inteligíveis, ou gêneros.


Sugestões de atividades para as disciplinas:

·         Artes – confecção de um pião, pinturas, fotos, dramatização, etc.;

·         Ciências – conhecendo o fundo do mar;

·         Dança – coreografias com as músicas de Caymmi (todas as turmas);

·         Educação Física – Brinquedos e brincadeiras de criança, em destaque a música: Roda pião, usada durante as brincadeiras (todas as turmas);

·         Geografia – construir uma maquete, em equipe, locais mencionados na música (Abaeté, Itapuã, igrejas), passeio turístico aos pontos turísticos de Salvador (fundamental I);

·         História - autobiografia dos alunos, história sobre os locais que Caymmi cita nas músicas (4º e 5º anos);

·         Inglês – vocabulários simples (ingredientes do vatapá/ vocabularies and Imperative Form; brincadeiras de criança) na segunda língua (fundamental I);

·         Matemática – para educação infantil aprender os números (contar) usando peixinhos de papel;

·         Música – cantar músicas do autor ou compor músicas inéditas com influências de Caymmi (temas: pescador, mar, amor, saudade, etc.);

·         Português – produção de poemas/poesias dos alunos ou estudo dos poemas do autor.

 

Sugestões para o Sarau Caymmi:

·         Artesanato da Bahia – produção dos alunos;

·         Baú de histórias com base nos personagens de Caymmi- produção dos alunos;

·         Cozinha Caymmi – oficina de como fazer vatapá, com a música de Caymmi;

·         Dança (coreografias com as músicas de Caymmi);

·         Exposição de produções dos alunos – fotos, pintura, etc.;

·         Mesa de livros inéditos dos alunos ou do autor (para leitura);

·         Musical – músicas de Caymmi;

·         Quintal de brincadeiras - competição de pião;

·         Recital de poemas/poesias;

·         Seção de cinema – documentário do autor ou produção dos alunos;

·         Seminários – vida e obra do autor;

·         Teatro.

As atividades sugeridas para as disciplina podem ser trabalhadas durante uma semana (Semana Caymmi) e o resultado do trabalho dos alunos serão expostos durante o sarau. Com certeza, esta será uma ótima oportunidade para os pequeninos poderem apresentar aos pais suas produções e um inesquecível momento em família.
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS

É importante que o educador garanta ao educando o acesso a uma variedade de gêneros textuais, pois essa diversidade ajudará a ampliar o universo cultural da criança, além de servir como objeto de inclusão em sala de aula e inserção do aluno no mundo das letras, já que, conforme Irandé Antunes (2005, p.20) “saber atuar verbalmente é uma condição de sucesso para o exercício de nossas atividades sociais”.
Quando o educador trabalha os gêneros textuais em sala ou, até mesmo, no ambiente escolar, ele instiga a realização de produções próprias, desenvolve a competência discursiva e amplia a capacidade de produzir e interpretar textos, além disso, o estudo dos gêneros é um suporte para a interdisciplinaridade, em especial, a linguagem em uso e para as atividades culturais e sociais, uma vez que permite relacionar diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o aprendizado e a aplicação da escrita e da leitura.
Ao trabalhar com gêneros textuais, automaticamente, nós estamos aprendendo a desenvolver textos narrativos, descritivos, argumentativos, expositivos e instrucionais (tipos textuais), consequentemente, dominaremos as estruturas sintáticas, tempos e modos verbais, classes gramaticais, combinações, etc. Todo esse aprendizado garantirá textos de qualidade, ou seja, concisos, coerentes e sem o desvio da norma padrão (grafia, flexão das palavras, regência, colocação de pronomes e pontuação).


Ana Lima

 
REFERÊNCIA:


MASCARENHAS, Aline; MAIA, Lorena. Linguística Aplicada ao Ensino do Português. Coleção Formando Educadores. Ed. Nupre, 2009.
 

Um comentário:

  1. Caramba, quem é essa pró? Quero ela para mim. É massa esse projeto.
    Parabéns, Marinas

    ResponderExcluir